A Cidade - Américo Brasiliense

Histórico

1854- Início da povoação

1922- Povoado foi elevado à categoria de distrito de Araraquara

1964- Elevação do distrito a condição de munícipio autônomo

Situação Atual

Censo de 2010: 34.144 habitantes

Área: 123,429 km²

PIB: 466 226,686 mil IBGE/2008[5]

PIB per capita: 14 206,00 IBGE/2008[5]

Economia

Agroindústrias: predomínio da atividade canavieira( motivo pelo qual a cidade recebeu o apelido de cidade doçura). Destaque para a Usina Santa Cruz que é uma das 15 maiores do país.

Indústrias: Destaque para a ( FURP) Fundação para o Remédio Popular ,que será responsável pela fabricação de 294 milhões de unidades de medicamentos por mês e a multinacional norte-americana Whitford.

Departamentos da Prefeitura

Fundo Social
Educação
Esportes e Lazer
Água, Esgoto e Meio Ambiente
Saúde
Serviços ao Cidadão
Promoção Social
Ceat
Zoonoses Saúde Bucal

Cidade Doçura

"Cidade Doçura”, como é conhecido o município de Américo Brasiliense fica na região central do estado de São Paulo. A cidade leva esse título devido à atividade canavieira predominar no município, sendo essa a principal fonte da economia. Américo está localizada numa região estratégica, de fácil escoamento de produtos, próxima a grandes centros como Araraquara (7km), Ribeirão Preto (80km), São José do Rio Preto (180km) e da Capital (260km).

Nela estão instalados importantes expoentes de saúde, como o Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB) que atende pacientes de toda a micro-região de Araraquara e também a Fábrica de Remédios do Governo do Estado (Furp), que exportará medicamentos para outros países, evidenciando o nome da cidade internacionalmente. Em 21 de março de 1965 foi emancipada do município de Araraquara. Sua população de quase 35 mil habitantes — segundo o CENSO 2010 — é bastante miscigenada, pois recebe até hoje famílias de estados como Bahia, Piauí e Maranhão que chegam em Américo para trabalhar nas usinas de cana-de-açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário